Disponibilidade

800 gramas

Produto: Neps®

 

NEPS® são macro-organismos conhecidos no mundo como nematóides benéficos que proporcionam vantagens diretas as plantas, aos animais, e indiretamente ao homem por ser um excelente agente de controle de pragas e parasitas, controle natural que não atinge as plantas, os animais e as pessoas, sobretudo o produtor que convive de forma mais intensa com produtos químicos, bem como seus empregados, e muito mais o consumidor final que é beneficiado por deixar de consumir alimentos com resíduos de produtos químicos nocivos a sua saúde.

 

Ele também é muito favorável ao meio ambiente por reduzir a quantidade de produtos químicos lançados nas plantas e no solo para o combate das principais pragas agrícolas presente desde o cultivo em um simples vaso até nas grandes áreas destinadas a produção de alimentos na escala industrial, ou seja, um mal comum a todos.

 

NEPS® são móveis e, embora sua movimentação se limite a pequenas distâncias, é o suficiente para não ser uma solução que dependa totalmente que a água o leve para ir de encontro como seu alvo porque a umidade natural do solo sob condições climáticas normais, mesmo nos períodos já conhecidos de pouca chuva é suficiente para o NEPS® mover-se, porque ele necessita de que o solo conte com apenas 9% de umidade para manter-se vivo e atuante.

 

Esta baixa umidade que é o seu limite, se superado por uma situação climática muito rara, sobretudo nas áreas de produção agrícola, não o elimina em razão de sua capacidade de entrar no estado de dormência, além de ser o suficiente para manter seus ovos que eclodirão logo após a umidade retomar sua normalidade. Sendo necessário nestes casos bastante atípicos que se realize uma aplicação de complementação para manter sua população na quantidade necessária para ser um produto eficaz na realização de sua proposta.

 

A complexação ocorre no momento em que se realiza a mistura com água e nutrientes; após ser aplicado nas plantas adere-se na superfície das folhas passando a manter o nutriente aplicado fixo nesta superfície para passar a liberar lentamente de modo a tornar mais eficaz os efeitos do fertilizante.

 

A grande quantidade de estudos científicos publicados no Brasil e no exterior demonstram que ele é capaz de atingir um grande número de pragas, atingindo até 250 tipos de insetos-pragas quando somado todas as espécies e gêneros que afetam as plantas nas mais variadas espécies e gêneros.

 

Esses insetos suscetíveis ao NEPS® são facilmente identificáveis sem a necessidade de conhecimento específicos, o que facilita seu amplo uso, bastando que seja observado se o alvo em alguma das fases de seu ciclo de vida será uma larva ou pupa porque nestes estágios é a situação favorável ao NEPS®, sendo ainda mais favorável quando estes vão ao solo, o que ocorre na sua maioria.

 

Para o uso nas partes aéreas das plantas, como por exemplo, a broca-do-café que se aloja nos grãos após o perfurar, o NEPS® também serão eficientes desde que lhes seja criada uma melhor condição, igualmente o que ocorre no controle de certas pragas adultas. Para estes casos, a ROSSAM orienta caso-a-caso quais as providencias que devem ser tomadas no momento de sua aplicação. No caso específico da broca-do-café trazida como exemplo, o seu controle maior ocorrerá no solo, logo após a realização da varredura, sendo a aplicação foliar uma medida complementar para maior segurança do produtor.

 

Questões ambientais e de sanidade: O produto NEPS® é um macrorganismo nativo do Brasil e, por isto já presente nos solos brasileiros vivendo em perfeita harmonia com a biota natural. Ele não tem aptidão para procurar qualquer outra fonte de nutrição e condições de multiplicar-se que nãos seja as larvas, pupas e adultos de alguns insetos também considerados pragas agrícolas.

 

Sua população ampliada para atuar como agente controlador de pragas é momentânea, condicionada a existência dos insetos que lhes servem, cessando seu ciclo logo após não haver mais esta fonte, sua permanência na área tratada se fará por seus ovos que ficarão inertes até que haja novamente a presença de hospedeiros.

 

O reinício da atividade do NEPS® será condicionada a uma maior umidade do solo o que ocorre justamente no mesmo momento em que a cigarrinha-das-raízes também inicia sua atividade de ataque às plantas.

 

O Instituto Biológico, órgão estatal do Governo do Estado de São Paulo que foi o pioneiro nas pesquisas para o uso do NEPS® na agricultura, embora já soubesse de seu uso amplo na Europa e América do Norte como agente de controle de pragas, ainda assim teve a preocupação de em todos os anos de suas pesquisas observar sobre a sabida garantia de que o NEPS® não afeta os animais, plantas ou pessoas sendo esta informação mantida.

 

Pontos fortes do NEPS®: Seu custo por hectare é menor que o dos produtos químicos utilizados no combate à cigarrinha-das-raízes; sua longevidade proporciona que não seja necessário diversas aplicações; não contamina o meio ambiente; não contamina as pessoas, não contamina os animais.

 

Por ser vivo pode acompanhar a dinâmica do inseto alvo em razão de sua capacidade perceber e poder persegui-lo; por não ser um produto químico não dá condições de desenvolvimento de insetos resistentes como ocorre com os produtos químicos cujas moléculas de seu princípio ativo acaba por não ser eficaz com o passar do tempo mesmo com grandes aumentos de sua quantidade.

 

Por ser natural e não afetar animais, plantas e pessoas, e caso haja algum equívoco na sua aplicação com a ocorrência de aplicação de uma superdose, em nada afetará a planta a ser protegida.

 

Sua aplicação é muito fácil, porque não exige mão de obra com qualificação além da comum, ou equipamentos além dos que são dos já utilizados na agricultura, podendo com isto ser utilizada a mesma estrutura já existente, até mesmo nos trabalhos amadores onde se utiliza equipamentos leves ou manuais.

 

Não deixa qualquer resíduo nas plantas, o que favorece a comercialização dos produtos finais, sobretudo na exportação para os países onde esta exigência é severa.

 

Não prejudica a manutenção da fertilidade do solo, contribuindo com a melhora continua da produção e do meio ambiente a cada ano de tratamento.

 

Não afeta a saúde dos trabalhadores por não criar ambiente que justifique acréscimos nos salários por insalubridade ou justificativa para atribuir culpa ao produtor quanto a saúde de seus empregados antes, durante ou depois da relação jurídica de trabalho.

 

Exclui o produtor quanto a responsabilidade ambiental objetiva relacionada a sua atividade agrícola quando houver.

 

Pontos fracos do NEPS®: É afetado pelos raios de sol mais intenso antes de entrar no solo, e isto obriga que sua aplicação não ocorra nos horário de maior intensidade solar verificada entre 12horas até às 14horas nos dias normais, nos dias de chuva ou nublados não se verificou ocorrência de danos significativos quando aplicados neste mesmo intervalo de tempo.

 

O NEPS® igualmente aos produtos químicos dependem de umidade do solo para deslocar-se no solo, no entanto há uma boa diferença, os produtos químicos dependem de umidade para movimentar-se apenas para baixo e pouco para os lados com o seu carreamento pela água, os NEPS® dependem de pouca umidade para deslocar-se para cima, para baixo e para os lados. O NEPS® são ativos até a umidade mínima dos solo de até 9% e os químicos de uma umidade muito maior.

 

O NEPS® embora tenham o tempo de prateleira de até 6 meses, seu armazenamento quando realizado de forma inadequada o prejudica, as fazendas na sua maioria não possuem espaços adequados para armazenar seres vivos como área protegida da luz solar intensa, calor acima de 40 Graus Célsius, fato este que é comum nos galpões das fazendas, e ainda longe de outros insetos que se sentem atraídos pelo meio nutritivo presente nas embalagens que armazenam o NEPS® como as moscas. Isto obriga que a ROSSAM faça entregas programadas com intervalos de até 30 dias entre a entrega e seu uso.

 

Classificação do NEPS®: Este produto não é um fertilizante, adubo, agrotóxico, inoculante, condicionador de solo ou qualquer outro produto similar a estes, é um macrorganismo que atua de forma natural para resultar na mortalidade dos insetos- pragas, embora todos os estudos realizados tenham apontado que seu uso isolado supera a eficácia dos produtos químicos comerciais utilizados atualmente na agricultura, o uso dos produtos químicos comerciais e até de outros agentes biológicos atingem uma eficácia média no controle da cigarrinha-das-raízes, já quando é utilizado o NEPS® como adjuvante, os resultados dos agrotóxicos químicos ou biológicos atingem o seu máximo de eficácia com uma única aplicação, chegando até o percentual de 98% de controle, índice esse não obtido com os produtos atualmente existente no mercado se aplicados isoladamente.

 

Para atingir este resultado, há também o benefício de a dose dos agrotóxicos poder ser reduzida em até 60%, com isto todos os problemas que envolve o uso dos agrotóxicos também são reduzidos na mesma proporção trazendo ganhos de toda a ordem para os produtores, o que justifica o NEPS® destinado a este fim e por isto ser classificado como adjuvante, um bioadjuvante dos agrotóxicos utilizados para o combate e controle da cigarrinha-das-raízes tendo em vista a obrigação de se disponibilizar o melhor resultado ao produtor.

 

Dose: Junto ao produto escolhido pelo produtor, usar a dose de 800 gramas para cada hectare, que são entregues pela ROSSAM em 2 doses de 400 gramas dentro de uma caixa de isopor perfurada nas suas laterais.

 

Preparo para aplicação: Em uma recipiente limpo e livre de óleos ou produtos químicos com capacidade de até 20 litros colocar água e o conteúdo de uma das 2 sacolas plásticas com 400 gramas cada (grânulos) de NEPS® nesta água.

 

Lavar o interior da sacola com esta mesma água sem jogá-la fora mantendo-a neste recipiente até que todo conteúdo da embalagem (NEPS®) tenha saído da embalagem para o seu melhor aproveitamento, lavando até não haver mais manchas na sua superfície que são identificadas pela sua aparência de pequenas manchas fixas na sacola plástica que vai da cor branca até avermelhada escura quase atingindo a cor marrom.

 

Estando os grânulos e a água da lavagem no recipiente, com as mãos limpas, esfregá-las até que se desmanchem por completo nesta água.

 

Deixar em repouso por 15 minutos e retirar a água mantendo o material que decantou no fundo do recipiente. Colocar esta solução no tanque do equipamento.

 

Repetir o mesmo processo com a parte do produto que ficou no fundo do recipiente até que não haja mais qualquer quantidade, podendo ser utilizado o próprio filtro do equipamento para conter o material que decantou no recipiente a fim de não haver entupimento dos bicos.

 

Aplicação: Aplicar a calda por sobre o solo para que o NEPS® seja lançado o mais próximo possível das raízes da planta utilizando o máximo possível de água na formação da calda (300 a 600 litros).

 

Nas área maiores, recomendamos a aplicação após haver ocorrência de chuvas mesmo que já passados alguns dias ou uma semana, observando a necessidade do NEPS® de umidade do solo maior que 9%.

 

Em áreas menores como às de produção de hortaliças e frutas, jardins, vasos e gramados recomendamos que seja aplicado água pura antes da aplicação do NEPS® a fim de umedecer o solo/substrato e com isto facilitar sua locomoção inicial no solo para haver o resultado esperado em tempo menor.

 

Cuidados: O NEPS® é um produto natural que não causa qualquer dano as pessoas, plantas e animais, no entanto, como todo e qualquer produto não destinado a alimentação humana e animal, não deve ser ingerido ou inalado pelas pessoas ou pelos animais.

 

Armazenar em local fresco, seco, arejado e protegido do sol. Após aberto utilizar todo o conteúdo da embalagem. Não mantê-lo sob a luz solar direta durante o seu preparo para aplicação.

 

As embalagens utilizadas (caixa de isopor e duas sacolas plásticas) devem ser reaproveitadas, a caixa de isopor após ser lavada com água corrente para os diversos fins já conhecidos e na forma e para produtos adequados; as sacolas plásticas devem ser destinadas a reciclagem sem necessidade de qualquer pré-tratamento especial tendo em vista que não ocorreu qualquer contaminação no período em que o NEPS® estiveram armazenado nelas.

 

ADVERTÊNCIA: A ARMAZENAGEM, O TRANSPORTE E USO INADEQUADO DO NEPS® ISENTA A ROSSAM® DE QUAISQUER RESPONSABILIDADES.

Rossam © Todos os direitos reservados